CLÍNICA E CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO

Horário de Abertura : Funcionamento - 8:00 as 17:00 SEG. A SEXTA
  Contato : (31) 3222-0068

[Correio Braziliense] Ortopedistas mineiros adaptam técnica cirúrgica para tratar artrose do dedão do pé de forma menos invasiva

Pacientes com artrose ou deformidades grosseiras do Halux, como é chamado o dedão do pé, podem se beneficiar de uma técnica inédita desenvolvida pelo ortopedista Wagner Vieira da Fonseca junto com a equipe do Departamento de Cirurgia do Pé e Tornozelo do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o qual coordena. A artrodese interfalangeana por artroscopia é uma cirurgia para a fusão, por meio de parafusos, das duas falanges do Halux. É indicada para pacientes que tiveram um desgaste da cartilagem e, por isso, sofrem com dores.

A técnica foi apresentada no último Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo, realizado na capital mineira no primeiro semestre. Segundo Wagner, antes do desenvolvimento da nova técnica, a única opção era tratar com a artrodese interfalangeana tradicional, uma cirurgia aberta. Mas, o procedimento por artroscopia traz uma série de benefícios para o paciente. Como é possível evitar cortes maiores para o acesso cirúrgico, diminuem-se os riscos de problemas de pele, necrose, infecção e trombose entre outros. Além de menos agressiva, a recuperação é mais rápida, já que agride menos os vasos sanguíneos da região do dedo.

A nova técnica também dispensa o uso de próteses articulares, sendo opção para casos antes sem solução. Para Wagner, os custos também são bem mais atraentes do que recorrer a próteses. “Basicamente, paga-se pela cirurgia e pelas lâminas de ressecção da cartilagem, que custam em torno de R$ 1 mil. Mas os convênios cobrem esses custos”, garante o especialista em cirurgia do pé e tornozelo. O procedimento, contudo, não é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas tem sido adotado no Hospital das Clínicas, beneficiando pacientes que não teriam condições de pagar. O procedimento dura apenas uma hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *