CLÍNICA E CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO

Horário de Abertura : Funcionamento - 8:00 as 17:00 SEG. A SEXTA
  Contato : (31) 3222-0068

JOANETE DO 5º DEDO

JOANETE DO 5º DEDO

Apresenta-se como deformidade e dor na borda lateral da base do V dedo (dedinho) com o V metatarso, na face lateral do pé.

Freqüentemente existe um abaulamento lateral nesta articulação, que ocasiona dor pelo atrito com calçados fechados.

Joanete_5_Imagem
Antigamente denominava-se esta deformidade por joanete de alfaiate pelo fato dos alfaiates trabalharem com as pernas cruzadas e ficavam apoiando por tempo prolongado esta região no chão, o que dava atrito local e se iniciavam então as dores.
Existem várias causas predisponentes, para as quais o tratamento deve ser direcionado. Inicialmente o maior predisponente é o próprio formato do pé da pessoa. Algumas pessoas têm o V metatarso mais lateralizado, com uma saliência nessa articulação, o que vai ser pressionado pelo uso de calçados apertados. Existe uma bolsa de líquido nesta articulação (bursa), que vai sendo inflamada pelo atrito e vai ocasionar então um quadro de inflamação na bursa, conhecido como bursite (a mais conhecida é a do ombro). Pessoas com pés chatos (planos, pronados) também têm predisposição porque esta articulação fica mais saliente e os sapatos comprimem mais aí. Artrite reumatóide (reumatismo) também se manifesta freqüentemente, na sua fase inicial, com inflamação nesta articulação, sendo então necessário uma avaliação para afastar esta possibilidade.
O tratamento é direcionado para correção da deformidade do apoio no pé chato, usar protetores nesta localização (palmilhas, protetores na pele), evitar calçados que geram dor (bicos finos, couros duros) e também afastar a possibilidade de reumatismos nos casos que não melhoram com o tratamento citado. Existe também tratamento cirúrgico, que dá bons resultados, em mãos de um bom ortopedista especialistas nas doenças dos pés.