CLÍNICA E CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO

Horário de Abertura : Funcionamento - 8:00 as 17:00 SEG. A SEXTA
  Contato : (31) 3222-0068

LESÃO DOS LIGAMENTOS LATERAIS DOS TORNOZELOS

LESÃO DOS LIGAMENTOS LATERAIS DOS TORNOZELOS (INSTABILIDADE DO TORNOZELO) A entorse de tornozelo é a lesão traumática ortopédica mais comum nos pronto-socorros de ortopedia. Quem nunca sofreu uma entorse de tornozelo? Em sua grande maioria não leva a seqüelas mas é também uma das mais freqüentes lesões que evolui com problemas posteriormente.
O tornozelo é estabilizado lateralmente por 03 ligamentos (fíbulo-talar anterior, fíbulo-calcâneo e fíbulo-talar posterior) e medialmente por outro ligamento, bastante forte e espesso, que é o deltóide.
A entorse em inversão (virando-se o pé para dentro) é a mais comum e que geralmente rompe parcial ou totalmente um ou dois dos ligamentos citados.
lesao_01

lesao_02

Na dependência da gravidade da lesão deve-se tratar com fisioterapia, imobilizadores do tornozelo, que podem variar nos vários modelos existentes e nos casos graves, deve-se tratar com gesso por um mês e meio ou mesmo cirurgia. Nos casos graves, há uma incidência alta de resultados ruins mesmo tratando bem com gesso, sendo muitas vezes optado por cirurgia, especialmente em atletas, que não podem correr o risco de ficar com alguma seqüela (isto é discutível, com condutas variadas). Além da ruptura dos ligamentos é muito comum haver associação de alguma outra lesão, como lesão na cartilagem da articulação, lesão dos tendões laterais (fibulares), que manterão algum sintoma mesmo o ligamento cicatrizando bem.

Há alguns fatores associados que predispõem mais ainda as entorses do tornozelo, como o arqueamento do osso do calcanhar (calcâneo) em varo (quando a pessoa pisa na borda lateral do pé), pé cavo (arco do pé muito alto), fraqueza muscular e falta de condicionamento muscular para os esportes além de calçados inadequados, como tênis muito gastos na borda lateral, tênis muito macios para esportes que necessitam estabilidade lateral, como basquete, tênis.

Lesao_02_Imagem

Existem suportes e palmilhas que podem contribuir para a correção das deformidades associadas, como o varo do calcâneo (inclinação lateral do pé), bem como para uso profilático em alguns esportes (estabilizadores do tornozelo para esporte).   
PRODUTOS PÉ LIGHT ADEQUADOS
Palmilha I10 – Palmilha inteira com cunha lateral para correção de pés cavos (pés arqueados, de quem pisa para fora); (palmilha em poliuretano, com sistema de amortecimento para os calcanhares e proteção dos antepés (parte anterior dos pés) – cunha valgizante lateral (cunha na lateral das palmilhas que jogam os pés e joelhos para dentro) nos calcâneos para correção de varo dos calcâneos (= calcanhares virados para fora, de quem pisa mais na borda externa dos pés) e joelhos. IDEAL PARA CORREÇÃO DA PISADA SUPINADA (PÉS COM VARISMO DE CALCÂNEO E VARO DOS JOELHOS – pés e joelhos arqueados para fora) – tamanhos: P, M, G (36 a 44); confeccionados em poliuretano injetado.
conjuntoi10