CLÍNICA E CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO

Horário de Abertura : Funcionamento - 8:00 as 17:00 SEG. A SEXTA
  Contato : (31) 3222-0068

NEUROMA DE MORTON

Neuroma de Morton é uma alteração compressiva de nervos intermetatarseanos, especialmente entre as III e IV cabeças metatarseanas (contando-se do hálux = dedão para fora, ou de dentro para fora no pé). Pode acometer também entre as II e III cabeças metatarseanas e nas outras não é comum. O que ocorre basicamente é a compressão dos nervos que dão a sensibilidade nesta região, evoluindo com espessamento do nervo e então iniciam-se as dores, queimação, dormências, que podem se irradiar para os dedos e às vezes sente-se, inclusive, irradiando-se para o tornozelo e perna.

Neuroma_Imagem

Acomete especialmente as mulheres, podendo-se então correlacionar como predisponente o uso de calçados fechados de bicos finos e saltos altos. Algumas pessoas com doenças sistêmicas como artrite reumatóide têm predisposição à formação de neuromas de Morton, que muitas vezes acompanham-se de bursites intermetatarseanas (espessamento de bolsas de líquido entre as cabeças metatarseanas). Dedos em garra, pés cavos, também têm uma tendência maior ao desenvolvimento de tais dores.
O tratamento deve-se direcionar para corrigir os calçados, usando-se então bicos mais largos, macios e confortáveis, uso de palmilhas para se diminuir a pressão plantar na região do neuroma e se abrir o espaço entre os metatarsos e dedos. Em casos persistentes, infiltrações de cortisona podem ajudar (alguns médicos dizem ser controverso estas infiltrações, mas ajudam especialmente os pacientes que têm as bursites associadas).
O tratamento cirúrgico, naqueles pacientes que não obtêm melhora com um bom tratamento como o citado anteriormente, podem se beneficiar muito, especialmente se o cirurgião tem experiência nas patologias dos pés.