CLÍNICA E CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO

Horário de Abertura : Funcionamento - 8:00 as 17:00 SEG. A SEXTA
  Contato : (31) 3222-0068

CALOS INTERDIGITAIS

Calos interdigitais (entre os dedos) são muito comuns, especialmente nas mulheres. Os calos moles são normalmente decorrentes de alterações da pele e de boa resolução dermatológica com medicamentos específicos para diminui-los. Já os calos duros são decorrentes de alguma protuberância óssea comprimindo a pele e pelo atrito entre os dedos, vai-se formando o calo, que normalmente é bastante doloroso ao uso de calçados fechados. Acompanha muitas vezes aqueles pés que têm deformidades em garra, martelo, joanete, nos dedos e pela deformação dos dedos, as falanges vão-se atritando entre si e desenvolvendo as calosidades dolorosas.

 

Calos_Imagem

É mais comum nas mulheres pelo tipo de calçado que usam, com bicos finos, saltos altos, o que aumenta a compressão entre os dedos e o atrito vai aumentando o calo e os sintomas progredindo. Existem vários protetores interdigitais que podem amenizar as dores.

 No dorso do V dedo (dedinho) também é comum a formação de calo, que realmente vira um “calo”no sapato da pessoa porque dói muito e um sapato fechado vira um sofrimento. Há também protetores para estes calos e pode-se também lixá-lo, periodicamente, com a melhora das dores pela diminuição do seu tamanho.
Cirurgias para estes calos, duros, devem ser cirurgias ósseas, com a ressecção das protuberâncias ósseas e só a simples retirada do calo da pele não resolve. Recomendável que seja realizada por especialista em cirurgias dos pés. Dão excelente resultado, quando bem realizadas nas mãos de quem tem experiência.