CLÍNICA E CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO

Horário de Abertura : Funcionamento - 8:00 as 17:00 SEG. A SEXTA
  Contato : (31) 3222-0068

ESPORÃO DO CALCÂNEO – FASCITE PLANTAR

ESPORÃO DO CALCÂNEO – FASCITE PLANTAR

Fáscia plantar é uma faixa de tecido fibroso que vai do calcanhar aos dedos e que serve no auxílio à manutenção do arco do pé. Fascite plantar é a dor no trajeto desta fáscia plantar e que popularmente é conhecida como esporão do calcâneo. A causa específica da dor, na verdade, apesar de ser bastante conhecida como esporão do calcâneo não tem a ver com o tal do esporão e sim com a fáscia.

Os predisponentes para a sobrecarga e dor nesta fáscia são: pés planos (hiperpronados, ou chatos), cavos (arco muito alto), obesidade, encurtamento muscular (da panturrilha e da sola dos pés), uso de calçados baixos, sem saltos, especialmente nas pessoas que ficam em pé por muito tempo.
A dor se manifesta tipo uma fincada no calcanhar logo que se levanta pela manhã e começa a andar, melhorando à medida que vai andando. Durante o dia, quando muito em pé, vai piorando novamente, necessitando-se assentar e descansar.
Para se evitar esta dor, o ideal é ir de encontro aos predisponentes: emagrecer, corrigir com palmilhas a deformidade dos pés (planos, cavos), fazer exercícios corretos (alongamentos), corrigir os calçados (evitar sapatilhas, evitar ficar descalço), procurando-se um calçado com amortecedor no calcanhar e que preferencialmente tenha algum salto. Portanto, é necessário corrigir as alterações biomecânicas dos pés e corrigir-se os suportes dos pés e os excessos (tanto de exercícios incorretos como de peso).
O tratamento cirúrgico reserva-se àqueles casos que não melhorem após a correção de todos os fatores predisponentes. Deve-se insistir por um bom tempo em tratamento conservador, antes de se pensar em tratamento cirúrgico.

Calcaneo_Imagem

DICAS DE ALONGAMENTOS PARA PREVENÇÃO DE DORES NOS PÉS NAS CAMINHADAS E CORRIDAS:
Alongamento_01
1) alongamento excêntrico de panturrilhas: pise em um degrau e desça o peso do corpo até sentir uma boa tensão na musculatura da panturrilha: contraia a musculatura, como se fosse ficar na ponta dos pés, mas não levante o corpo; mantenha a musculatura contraída por 20 segundos e então relaxe e descanse por 20 segundos (faça 03-05 repetições)
Alongamento_02
2) alongamento de gastrocnêmio (panturrilha): fique de frente para uma parede e faça alongamentos da panturrilha, com o joelho esticado (em extensão). Não retire o calcanhar do chão e mantenha o pé reto, sem virar para fora ou para dentro. Mantenha o estiramento por 20 segundos e faça 03 a 05 repetições)
Alongamento_03
3) alongamento de sóleo (também da panturrilha): – fique de frente para uma parede e faça alongamento da panturrilha, semelhante ao anterior (do gastrocnêmio), porém com o joelho dobrado. Faça também 03 a 05 repetições de 20 segundos de estiramento).
Alongamento_plantar
4) alongamento manual da musculatura plantar e da fáscea plantar: – Cinco repetições de alongamentos manuais da musculatura plantar por vinte segundos cada vez – Deve ser realizado por outra pessoa empurrando o pé e os dedos para fazer o estiramento plantar (pode ser também realizado pela própria pessoa puxando a parte anterior do pé e dos dedos).