CLÍNICA E CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO

Horário de Abertura : Funcionamento - 8:00 as 17:00 SEG. A SEXTA
  Contato : (31) 3222-0068

MICOSE (FUNGOS) INTERDIGITAL (TÍNEA PEDIS); PÉ–DE-ATLETA

MICOSE (FUNGOS) INTERDIGITAL (TÍNEA PEDIS); PÉ–DE-ATLETA

É a infecção por fungos, que se alojam nos espaços interdigitais, normalmente, porém pode acometer a pele da superfície dorsal e plantar do pé, variando desde descamação, vermelhidão localizada, dolorosa ou não. Acomete preferencialmente as áreas mais úmidas dos pés, sendo então comum nas pessoas que não enxugam bem os espaços entre os dedos e usam o mesmo calçado constantemente, sem dar chance a este de tomar um solzinho e secar, para criar um ambiente não propício aos fungos.
Pode também acometer as unhas e então a resolução do problema se agravará, uma vez que as infecções micóticas das unhas dão trabalho para a resolução completa. Necessitam tratamento prolongado e CARO.
Os tratamento de micose interdigital ou das unhas são à base de medicamentos específicos, além da limpeza e manutenção da região seca, livre das umidades constantes, troca constante de calçados (se possível trocar após o almoço e deixar no sol os calçados e meias, para as pessoas que têm muita sudorese nos pés).
Na gravidez e na presença de doenças ou uso de medicamentos que abaixam a resistência imunológica (como corticóides) deve-se ter os cuidados citados em dobro, pois são oportunidades ideais para o crescimento das infecções micóticas e especialmente os atletas, que usam o mesmo tênis xulezento é que necessitam ter os maiores cuidados.
Algumas pessoas apresentam maior predisposição às infecções micóticas, razão esta que explica porque algumas pessoas freqüentam os ambientes propícios à infecção e não se contaminam e outros contaminam facilmente.
Como prevenção, o ideal é sempre usar chinelos, de preferência mais altos, para se evitar o contato da pele com o local predisponente à infecção, como banheiros públicos (clubes, saunas, praias)