CLÍNICA E CIRURGIA DO PÉ E TORNOZELO

Horário de Abertura : Funcionamento - 8:00 as 17:00 SEG. A SEXTA
  Contato : (31) 3222-0068

UNHAS ENCRAVADAS

UNHAS ENCRAVADAS

Unhas encravadas, com a inflamação dos ângulos é freqüente, especialmente nas pessoas que têm hábito de cortar as unhas arredondando os ângulos. Algumas pessoas têm predisposição para que suas unhas encravem, como as que as têm muito largas e grandes. Traumatismos, especialmente os de repetição, como nos corredores, podem ser fatores predisponentes também. Podem ainda ocorrer infecção nas unhas pelo encravamento, com abertura de porta de entrada para bactérias, sendo necessário cuidados e muitas vezes uso de antibióticos.
O corte inadequado, na verdade, é o maior fator causal de inflamação nos cantos das unhas e o seu conseqüente encravamento na pele e dor.
Os cuidados devem ser maiores ainda nos pacientes diabéticos, quando uma “simples” unha encravada pode levar à perda do pé por infecção secundária.
Saber cortar as unhas e usar calçados mais confortáveis (especialmente para as mulheres) é o segredo para evitar dores e incômodos pelas unhas encravadas. Deixe sempre as unhas um pouco mais longas e retas. Para os pacientes idosos, especialmente os obesos, que não conseguem cortar as unhas, deve-se procurar um bom podólogo que o acompanhe periodicamente e cuide bem de suas unhas. Evitar cortar as cutículas é um bom procedimento.
Em casos persistentes de dores pelas unhas encravadas, o tratamento cirúrgico existe e pode surtir bons efeitos para a resolução definitiva do problema. (corta-se o ângulo afetado e a matriz ungueal para que não cresça mais no sentido que está causando a inflamação).

Unhas_imagem